Sessão de Apresentação do Projeto CarbonFree_Guide4Metal
Para dar a conhecer as especificidades do CarbonFree_Guide4Metal, a AIMMAP realizou uma sessão de apresentação no passado dia 27 de setembro, no Edifício AIMMAP.
O Vice-Presidente Executivo da AIMMAP, Rafael Campos Pereira, presidiu à abertura da sessão, enfatizando o papel vanguardista do setor nos grandes processos de modernização e transição, nomeadamente digital e energética.
Na verdade, conforme enfatizou, a AIMMAP, desde o início da sua atividade, tem assumido um papel determinante para o crescimento da competitividade e produtividade do setor, participando no desenvolvimento de políticas sustentáveis de apoio às empresas, numa aposta clara em I&D, na propriedade industrial, na qualidade e certificação, na formação profissional, bem como na conquista de novos mercados internacionais e reforço dos existentes, sendo reconhecidamente o setor transformador mais exportador a nível nacional.
Assim, tendo em consideração as estratégias e metas definidas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mais concretamente ao nível da Componente 11 – Descarbonização da Indústria, integrada na Dimensão Transição Climática, a AIMMAP assumiu como uma das principais prioridades, a promoção e a elaboração de roteiros setoriais para a neutralidade carbónica, que permitam uma transição coesa, e que envolvam a criação de sinergias entre agentes e entidades-chave com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.
Nesse sentido, a AIMMAP, juntamente com o CATIM, desenvolveu o Projeto CarbonFree_Guide4Metal, já em execução, que visa a criação de um Roteiro para a Descarbonização e Capacitação da Indústria do METAL PORTUGAL, com especial enfoque no segmento do fabrico de produtos metálicos, máquinas e equipamentos (CAE 25 e 282).
A sessão que contou com uma numerosa assistência empresarial e de entidades parceiras, contou ainda com a participação de João Pedro Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática, que por várias vezes sublinhou a valia deste projeto que constitui uma ferramenta fundamental para um processo de transição coeso, envolvendo a criação de sinergias entre agentes e entidades-chave com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.
Durante a tarde, Cláudia Ribeiro, em representação do CATIM, apresentou as especificidades do projeto, e falou com maior detalhe de alguns dos processos associados. A apresentação da representante do CATIM foi complementada pelo orador seguinte, João Campos responsável da Humb Consulting – Consultoria em sustentabilidade, que detalhou as linhas orientadoras nas quais devem basear-se os roteiros para a descarbonização, apresentando paralelamente alguns dados dobre o panorama internacional neste capítulo.
No final da sessão houve lugar a um networking coffee, durante o qual a Diretora-Geral da AIMMAP, Mafalda Gramaxo, caraterizou esta jornada de “muito oportuna e profícua” agradecendo naturalmente a todos os que nela participaram mais ou menos ativamente, enfatizando “a mais valia deste projeto para um setor que se destaca na vanguarda dos grandes movimentos de transição digital e energético”.