Lisboa Recebeu o 6º WORKSHOP “Roteiro de Descarbonização do METAL PORTUGAL”

2024-12-16

O Centro Cultural de Belém foi o palco de mais um workshop do Roteiro de Descarbonização do METAL PORTUGAL, que como vem sendo hábito contou com dezenas de participantes.

Rafael Campos Pereira presidiu à sessão de abertura enfatizando que a descarbonização é um caminho sem alternativa. “A atual sobrecarga sobre os recursos naturais existentes no planeta é absolutamente insustentável, e, portanto, todos somos levados procurar processos mais eficientes”, acrescentou.

Na certeza da insustentabilidade dos modelos lineares, o Vice-Presidente Executivo da AIMMAP sublinhou ainda que o setor metalúrgico e metalomecânico é o setor com maior contributo potencial para a circularidade em Portugal e o metal destaca-se pelas suas propriedades únicas de durabilidade, resistência e corrosão, colocando esta Indústria numa posição privilegiada no que respeita à sustentabilidade dos produtos. Conforme referiu, “assumimos a transição para um novo modelo económico como um imperativo. Não há crescimento sem sustentabilidade. Mas esta mudança só será possível através de um processo interativo e iterativo, que exige ciclos de aprendizagem entre todos os envolvidos. Acreditamos que a indústria ocupa um lugar central em todo este processo, e não pode haver efetiva economia circular sem uma aposta prévia e consistente na promoção da indústria transformadora em geral e da indústria metalúrgica e metalomecânica muito em especial, enquanto verdadeira Indústria das Indústrias”.

Rafael Campos Pereira destacou assim a importância e enorme oportunidade do projeto CarbonFree_Guide4Metal, que tendo sido desenvolvido para as empresas do METAL PORTUGAL, terá seguramente um impacto transversal na indústria nacional.

Esta iniciativa integra programa de dez workshops e dez ações de capacitação no âmbito do projeto CarbonFree_Guide4Metal, contribuindo assim ativamente para acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos e a transição definitiva para uma economia neutra em carbono.

O projeto CarbonFree_Guide4Metal tem como principal objetivo a criação de um roteiro de descarbonização e capacitação da indústria metalúrgica e metalomecânica.

Nesta iniciativa participaram ainda Rodrigo Adão da Fonseca, Founder da FUTURA que desenvolveu o tema da Inteligência Artificial como instrumento para ajudar a descarbonização das empresas, Sílvia Machado da CIP que apresentou os desafios da indústria no que respeita a questões de sustentabilidade e descarbonização e Pedro Lima, Presidente da Comissão Técnica do Passaporte Digital do Produto, abordando com profundidade o impacto do passaporte digital do produto na descarbonização.

À semelhança do que sucedeu nos workshops anteriores, João Campos da HUMB Consulting apresentou o Roteiro de Descarbonização do METAL PORTUGAL e desta vez contou com o apoio de Nuno Saraiva da SEW-EURODRIVE que partilhou com os presentes um conjunto de boas práticas de descarbonização.

Cláudia Ribeiro do CATIM encerrou o evento, lembrando que estes workshops se realizam em todo o país, e intercalam com o programa de dez ações de capacitação. Aproveitou a oportunidade para destacar a enorme valia que as empresas podem absorver deste projeto, bem como a utilidade prática das ferramentas digitais “Pegada METAL” e “Roteiro METAL”, disponibilizadas no website do projeto, e que permitem que cada empresa calcule facilmente a sua pegada carbónica e aceda ao roteiro de descarbonização para a sua empresa, respetivamente.

A AIMMAP continuará a atualizar informação sobre o calendário dos workshops e das ações de capacitação através de diferentes meios, nomeadamente este jornal e o website do projeto.