O Dia Mundial do Ambiente assinalou o início de dez workshops e dez ações de capacitação em torno do tema da descarbonização do setor
Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado no passado dia 5 de junho, a AIMMAP e o CATIM realizaram um workshop sobre os Roteiros de Descarbonização do METAL PORTUGAL.
Esta sessão faz parte de um programa de dez workshops e dez ações de capacitação no âmbito do projeto CarbonFree_Guide4Metal, contribuindo assim ativamente para acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos e a transição definitiva para uma economia neutra em carbono.
Este projeto tem como principal objetivo a criação de um roteiro de descarbonização e capacitação da indústria metalúrgica e metalomecânica.
O evento realizou-se no emblemático edifício da Alfândega do Porto e contou com a presença de mais de sessenta participantes. Presidiu à sessão de abertura Carla Gonçalves, responsável pela área do ambiente na AIMMAP, que ao longo da sua intervenção enfatizou que a atual sobrecarga sobre os recursos naturais existentes no planeta é absolutamente insustentável, acrescentando que todos têm a obrigação de fazer alterações profundas para que em 2050 o consumo de recursos naturais se aproxime de zero.
Sublinhando que sem sustentabilidade também não haverá crescimento, destacou que “esta mudança só será possível através de um processo interativo e iterativo, que exige ciclos de aprendizagem entre todos os envolvidos”.
Nesta iniciativa participaram ainda Luísa Magalhães, Diretora-Executiva da Smart Waste Portugal, e Viviana Correia Pinto e Ricardo Barbosa do INEGI, que nas suas intervenções desenvolveram com grande detalhe e expertise os temas da economia circular, avaliação do ciclo de vida do produto, eficiência energética e tecnologias de descarbonização, temas estes naturalmente enquadrados no setor metalúrgico e metalomecânico.
Seguiu-se a intervenção de João Campos da Humb Consulting que apresentou o roteiro da descarbonização do METAL PORTUGAL, enquadrando o mesmo num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica.
Já no final da manhã, a sessão de encerramento ficou a cargo de Carolina Duque, do CATIM, que deu a conhecer o website do projeto https://carbonfreemetalportugal.pt, e apresentou duas ferramentas digitais interativas, que vão auxiliar as empresas do setor no cálculo da pegada de carbono da empresa e a calcular o roteiro de descarbonização.
Nesse âmbito, depois de referir que em breve estará disponível através do website uma ferramenta digital que permite que cada empresa calcule e obtenha o seu roteiro para a descarbonização, fez então uma demonstração da ferramenta “Pegada METAL”, já em pleno funcionamento.
A próxima sessão será já no dia 4 de julho, em Santarém. Os workshops vão intercalar com o programa de dez ações de capacitação, que arrancou nos dias 19 e 20 de junho, com a primeira ação centrada no tema “Sustentabilidade e as metas de descarbonização”. Inês Costa, Consultora e Ex-Secretária de Estado do Ambiente foi a especialista convidada para abordar o tema referido tendo realizado duas sessões em dias consecutivos e em formato virtual.
A AIMMAP continuará a atualizar informação sobre o calendário dos workshops e das ações de capacitação através de diferentes meios, nomeadamente este jornal e o website do projeto.